Correção de Cicatriz

Correção de Cicatriz

As marcas resultantes de traumas, lesões ou cirurgias provocam incômodo, principalmente quando localizadas em áreas mais visíveis do corpo. A má cicatrização contribui no surgimento de marcas ou sinais prejudiciais à aparência.

A cirurgia plástica reduz os efeitos da cicatriz, de modo que fique mais uniforme com o tom e a textura normais da pele. As opções de tratamento variam de acordo com o tipo e o grau de cicatrização, podendo incluir procedimentos tópicos simples, procedimentos minimamente invasivos e revisão cirúrgica com técnicas avançadas de fechamento da ferida.

O grau de melhora que pode ser obtido com a correção cicatricial dependerá da gravidade, do tipo, do tamanho e da localização da cicatriz. Em alguns casos, uma única técnica pode proporcionar melhora significativa. No entanto, o cirurgião plástico pode recomendar uma combinação de técnicas de correção para alcançar os melhores resultados.

As cicatrizes são sinais visíveis que permanecem após uma ferida ser cicatrizada, sendo resultado inevitável de lesão ou cirurgia, e seu desenvolvimento pode ser imprevisível. A má cicatrização pode contribuir para o surgimento de cicatrizes desfavoráveis. Mesmo uma ferida que cicatriza bem pode resultar em cicatriz precária em sua aparência.

A cirurgia de correção de cicatriz destina-se a minimizar a cicatriz de modo que fique mais uniforme com o seu tom de pele e a textura circundante. Apesar da correção da cicatriz proporcionar resultado estético mais agradável ou melhorar uma cicatriz que tenha má cicatrização, uma cicatriz não pode ser completamente apagada.

 


Os resultados finais da cirurgia de correção de cicatriz podem levar vários meses para se tornarem aparentes e, em alguns casos, pode levar um ano para a nova cicatriz cicatrizar completamente.

A prática da medicina e da cirurgia não é uma ciência exata. Apesar de serem esperados bons resultados, não há garantia. Em algumas situações, pode não ser possível atingir ótimos resultados com um único procedimento cirúrgico, sendo necessária uma nova cirurgia.