Cervicoplastia

Cervicoplastia

A cervicoplastia é considerada parte importante na cirurgia do rejuvenescimento facial, pois trata o processo de envelhecimento do pescoço (papada).

Conforme as pessoas ficam mais velhas, o processo natural de envelhecimento associado a fatores genéticos, tabagismo e exposição solar entre outros, causa rugas e flacidez no pescoço, além do acúmulo de gordura. Em um indivíduo jovem a face é firme e suave, com adequada quantidade de tecido adiposo abaixo da pele. Com o passar da idade, a pele começa a sobrar devido à flacidez, a face começa a perder volume e sulcos tornarem-se mais proeminentes.


A plástica de pescoço é indicada para pacientes que apresentam uma ou mais das alterações que se seguem: flacidez e excesso de pele, volume moderado ou aumentado de tecido gorduroso, queda da musculatura, pregas verticais visíveis (bandas platismais) ou rugas cervicais transversas de grau leve a moderado.

 

A cervicoplastia pode ser realizado em conjunto com outras cirurgias na face ou isoladamente. Nos pacientes mais jovens, onde não há excesso de pele e ausência de flacidez, geralmente somente a lipoaspiração é suficiente.

O tempo de duração da cirurgia de pescoço e papada é de duas horas. Se forem tratadas outras regiões, como as pálpebras, por exemplo, o tempo será um pouco maior. As cicatrizes não ficam aparentes. A do lifting cervical fica bem na linha da definição da orelha. Já a da lipoaspiração da papada é pequena, se a incisão for abaixo do lóbulo da orelha ou terá cerca de 2,5 cm, se ficar localizada no sulco do queixo.


Se você apresenta alguma alteração decorrente do envelhecimento do pescoço, você tem indicação para realização do lifting cervical. Agende uma consulta especializada.

TIPO DE ANESTESIA

O lifting de pescoço e a lipoaspiração de papada podem ser realizados com anestesia local associada à sedação ou anestesia geral, dependendo da preferência do cirurgião e da paciente.

 


PÓS-OPERATÓRIO

Mantenha repouso relativo evitando movimentação excessiva nos 8 primeiros dias.

Permaneça com a cabeceira elevada com dois travesseiros grandes.

O curativo colocado na cirurgia é retirado no dia seguinte. É feito então um curativo menor que será retirado depois de 1 ou 2 dias.

Siga rigorosamente a prescrição médica.

Não utilize outros analgésicos além dos recomendados.

Os pontos são retirados em torno do 6º ou 14º dia depois da cirurgia.


Após a retirada dos pontos, massagear as cicatrizes com o creme receitado pelo médico.

O edema aumenta até o 2º dia depois da cirurgia, quando então começa a regredir, apresentando um aspecto natural por volta do 8º dia.

 

A exposição ao sol pode ser feita após 30 dias gradativamente.


Os exercícios físicos moderados podem ser iniciados após 30 dias.